Vitiligo
O VITILIGO é uma doença de pele caracterizada pela perda da coloração da pele. Geralmente não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Em alguns casos, pacientes relatam sentir sensibilidade e dor na área afetada. Porém os sintomas emocionais que os pacientes podem desenvolver em decorrência da doença são preocupantes.
O diagnóstico deve ser feito por um médico DERMATOLOGISTA, que irá determinar o tipo de vitiligo do paciente, verificar se há alguma doença autoimune associada e indicar a terapêutica mais adequada.
Ainda não se pode falar em cura, mais isso não quer dizer que não haja várias opções terapêuticas. O tratamento é individualizado e deve ser indicado por um dermatologista, conforme as características de cada paciente. Os resultados podem variar consideravelmente entre uma pessoa e outra. É importante lembrar que a doença pode ter um excelente controle com a terapêutica adequada e repigmentação completa, sem nenhuma diferenciação de cor. E o mais importante: o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física!
Algumas medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes, como usar roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição solar. Controlar o estresse também ajuda!
As lesões provocadas pela doença, não raro, impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima. Por isso, na maioria casos, recomenda-se o acompanhamento psicológico também. Fonte: (http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/vitiligo/21/)
A Dra. Mariana Martins de Mello é a nossa Dermatologista, agende sua consulta pelo telefone: (47) 3348-1690 ou WhatsApp: (47) 99635-4343
Deixe uma resposta →