Quando é indicada a Cirurgia para o Refluxo Gastroesofágico?
Quando o tratamento com medicamentos e cuidados alimentares não favorecem o paciente, fazendo que com que apareçam complicações como úlceras ou ainda o desenvolvimento de uma doença chamada esôfago de Barrett, é indicada a cirurgia para o Refluxo Gastroesofágico.
Como é feita a cirurgia para refluxo?
A cirurgia para refluxo é feita com anestesia geral através de uma laparoscopia (procedimento cirúrgico minimamente invasivo), onde apenas pequenos cortes são feitos na região entre o estômago e o esôfago para que o médico faça a correção do refluxo, visualizando tudo através de uma câmera colocada no abdômen do paciente.
Durante o procedimento, a hérnia de hiato é corrigida e um novo esfíncter esofágico* é construído com a colocação de parte do estômago ao redor do esôfago, evitando assim o refluxo. Normalmente o paciente recebe alta no dia seguinte ao procedimento.
O que é Esfíncter Esofágico?
É um anel muscular que separa o esófago do estômago que normalmente apenas se abre quando engolimos, permitindo a entrada dos alimentos no estômago. Durante o resto do tempo, o esfíncter mantém-se contraído para evitar que os alimentos e o ácido do estômago voltem para o esófago. Na maior parte das pessoas com Doença do Refluxo Gastroesofágico, o esfíncter esofágico inferior não se encerra firmemente e permanece relaxado entre as deglutições, permitindo que o suco digestivo entre no esófago e irrite o revestimento deste órgão.
O Dr. Elton Satoru Oshiro Bansho é Cirurgião do Aparelho Digestivo na Clínica Clinte, você pode agendar sua consulta por:
Telefone: (47) 3348-1690 / (47) 3348-4794.
Whatsapp: (47) 9 9635-4343.
Endereço: Rua Aderbal Ramos da Silva, 123 – Centro – Itajaí/SC.
Deixe uma resposta →