OBESIDADE | Você sabe qual é a causa?
A OBESIDADE é o excesso de gordura no corpo. Ela pode ser medida pelo Índice de Massa Corporal (IMC) dividindo-se o peso (Kg) pela altura ao quadrado (m²) | (IMC= PESO (kg) / ALTURA x ALTURA). As pessoas que apresentam como resultado valores acima de 30 são considerados como obesos, o que significa que o excesso de gordura no corpo está representando um grande risco para a saúde. A gordura concentrada no abdômen é a mais prejudicial, e está fortemente associada ao desenvolvimento de aumento do açúcar no sangue (diabetes), aumento da pressão arterial, aumento do colesterol no sangue, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, entre outras.
O Globo publicou dados de um levantamento que aponta que cerca de 2,2 bilhões de pessoas, ou 30% da população mundial, estavam com sobrepeso ou eram obesas em 2015, com o IMC entre 25 e 29,9 ou acima de 30, respectivamente, estas condições são responsáveis por aproximadamente 4 milhões de mortes anuais, acrescentam os cientistas.
Os dados são alarmantes e a Obesidade é uma caso grave de saúde pública! No Brasil, a prevalência da obesidade na população adulta passou de 8,7% em 1980 para 22,6% em 2015, enquanto a taxa de sobrepeso foi de 25,7% para 35,2% no mesmo período. Já entre as crianças e jovens, a prevalência da obesidade subiu de 2,3% em 1980 para 8,6% em 2015, com o sobrepeso, por sua vez, avançando de 8,8% dos brasileiros nesta faixa etária para 16,5%.
É preciso combater a obesidade desde a infância, cultivando bons hábitos alimentares e a pratica de atividades físicas de preferência ao ar livre, pois o corpo é nosso maior patrimônio e temos que cuidar bem dele. Existe um mito de que fazer dieta é caro, mas para a maioria das pessoas uma alimentação básica, saudável e equilibrada é barata. Não há mistério. Deve-se elevar a ingestão de frutas, legumes, de alimentos frescos e comer menos comidas industrializadas. Mas isso requer planejamento e disciplina.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares, problemas emocionais ou, por exemplo, à disfunções hormonais.
O diagnóstico da causa da obesidade e o tratamento orientado pelo ESPECIALISTA diminuem seus riscos e complicações.
A Dra. Luciana Gollin é Endocrinologista na Clínica Clinte, você pode agendar sua consulta por:
Telefone: (47) 3348-1690 / (47) 3348-4794.
Whatsapp: (47) 99635-4343.
Endereço: Rua Aderbal Ramos da Silva, 123 – Centro – Itajaí/SC.
Deixe uma resposta →