O que é Resistência Antimicrobiana
A resistência antimicrobiana – é a capacidade de bactérias, parasitos, vírus e fungos resistirem a medicamentos como antibióticos e antivirais – ameaça, segundo a OMS, mandar a humanidade de volta a uma época em que não conseguia tratar facilmente infecções como pneumonia, tuberculose, gonorreia e salmonelose.
“A incapacidade de prevenir infecções pode comprometer seriamente cirurgias e procedimentos como a quimioterapia”.
Veja a lista completa em: http://portalfns.saude.gov.br/…/2375-oms-lista-as-10-princi…
O uso indiscriminado de antibióticos pode alterar a resistência das bactérias que causam doenças e tornar o medicamento ineficaz no seu combate. Além de dificultar o tratamento, isso também pode afetar outras bactérias que ajudam o nosso organismo a funcionar corretamente.
Antibiótico não serve para tudo e nem deve ser usado em excesso!
Os antibióticos só agem contra infecções causadas pelas bactérias específicas que sejam sensíveis àquele determinado antibiótico.
O uso em excesso faz com que as bactérias sofram alterações e os antibióticos perdem o poder de ação sobre elas. Isso também pode causar o surgimento de “superbactérias”, que são resistentes a vários antibióticos e têm poucas opções de medicamentos para o tratamento.
Além disso, quando usados indiscriminadamente, podem afetar as bactérias benignas que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo, como por exemplo, as que equilibram a flora intestinal.
FIQUE ATENTO e Siga à risca as indicações do médico para usar antibióticos! NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO!
Fonte: https://www.pfizer.com.br/…/Antibiotico-importancia-de-uso-…