Não confunda, ARTRITE com ARTROSE
É normal a confusão de ARTROSE com ARTRITE, pois além dos nomes serem parecidos, os sintomas também são semelhantes. A artrose não é uma doença, mas um fenômeno absolutamente natural do envelhecimento, assim como as rugas por exemplo. Quando atingimos o auge do nosso desenvolvimento musculoesquelético (em torno dos 28 anos de idade), já se inicia um silencioso processo de desgaste articular. Se submetermos alguma de nossas articulações a um esforço exagerado ou traumas, este processo pode ser ainda mais precoce.
Por se tratar de um desgaste natural do organismo, a melhor forma de combater os sintomas é a prevenção. Manter o peso ideal e uma alimentação adequada, hidratação suficiente e atividade física regular são hábitos que favorecem a saúde das articulações. Mas se o paciente já apresenta os sintomas da Artrose, saiba que existem vários tratamentos que podem melhorar muito os sintomas da artrose, um deles é a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO ou infiltração de ácido hialurônico, que têm a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico “perdida” no líquido sinovial e restaurar a função do líquido sinovial normal. Tem um artigo só sobre a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO em nosso BLOG: http://clinte.com.br/viscossuplementacao-no-tratamento-da-artrose/
Muitas vezes a artrose é confundida com ARTRITE, que é a inflamação das articulações, esta sim é uma doença.
A artrite caracteriza-se pela presença de sintomas como a dor, inchaço, calor e, às vezes, vermelhidão nas juntas. A mais comum é a artrite reumatoide, doença de origem autoimune que provoca grave acometimento das articulações. Mas existe também a artrite psoriática, associada a formas graves de psoríase cutânea, a gota, causada pelo depósito de cristais de ácido úrico, a artrite reativa, provocada por infecções, esta que acompanha doenças sistêmicas como o lúpus eritematoso, entre outras.
Fonte: (https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/reumatologia/Paginas/artrose.aspx)
Deixe uma resposta →