Curiosidades sobre a Hanseníase
Janeiro é o mês de conscientização sobre a Hanseníase, e aproveitamos para trazer algumas curiosidades e informações sobre esta doença que é uma das doenças mais antigas da humanidade, com registro de casos há mais de 4000 anos e que ainda circula entre nós.
A HANSENÍASE é uma doença infecciosa causada por uma microbactéria considerada “prima” da tuberculose, que entra no organismo através vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase. Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. A doença pode se apresentar com manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. Quando o nervo de uma área é afetado, surgem dormência, perda de tônus muscular e retrações dos dedos, com desenvolvimento de incapacidades físicas. Nas fases agudas, podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos, cotovelos e pés.
Existe tratamento gratuito, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão durante o tratamento.
Naturalmente, ter hábitos saudáveis, alimentação adequada, evitar o álcool e praticar atividade física associada a condições de higiene, contribuem para dificultar o adoecimento pela Hanseníase. A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, assim como o exame clínico e a indicação de vacina BCG para melhorar a resposta imunológica dos contatos do paciente. Desta forma, a cadeia de transmissão da doença pode ser interrompida.
Fonte: http://www.sbd.org.br/…/p…/doencas-e-problemas/hanseniase/9/
Avalie as manchas da sua pele!
A Dra. Mariana Martins de Mello é a Dermatologista da CLINTE. Você pode agendar sua consulta por:
Telefone: (47) 3348-1690 / (47) 3348-4794.
Whatsapp: (47) 9 9635-4343.
CLINTE | Clínica de Tratamento Especializado
Endereço: Rua Aderbal Ramos da Silva, 123 – Centro – Itajaí/SC.