Alergia Alimentar
A ALERGIA ALIMENTAR é uma Reação Adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos.
Qualquer alimento pode desencadear reação alérgica. No entanto, leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos são os mais envolvidos.
As alergias costumam apresentar sintomas que variam desde erupções cutâneas até problemas mais sérios, como distúrbios gastrointestinais (vômitos e diarreias) e anafilaxias (inchaço de órgãos do sistema respiratório). Nas crianças pequenas, pode ocorrer perda de sangue nas fezes, podendo ocasionar anemia e retardo no crescimento.
Em casos de alergias, a recomendação geralmente é a restrição total do alimento em questão da dieta. Neste caso deve haver um acompanhamento de substituição nutricional com um Nutricionista. Principalmente no caso de crianças, pois excluir algo da dieta pode levar a severos casos de anemia, desnutrição ou falhas no desenvolvimento.
A Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatoide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.
A Nutricionista da Clinte, Daniela Sabel , é Especialista em Fisiologia do Exercício, Nutrição Esportiva e Nutrição Funcional, agende sua consulta.
Fontes: (http://www.asbai.org.br) e (http://gastro.com.br)
Deixe uma resposta →