A Obesidade além do espelho.
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9.
O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
Mas, muito além de ser apenas uma condição de estética, a obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas.
A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.
Por isto, na hora de pensar em perder peso, consulte um especialista para um diagnóstico preciso, planejamento e tratamento adequados à sua condição. Nosso compromisso é com a sua qualidade de vida!
A Dra. Luciana Gollin é Endocrinologista na Clínica Clinte, você pode agendar sua consulta por:
Telefone: (47) 3348-1690 / (47) 3348-4794.
Whatsapp: (47) 99635-4343.
Endereço: Rua Aderbal Ramos da Silva, 123 – Centro – Itajaí/SC.
Fonte: https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade/
https://www.endocrino.org.br/o-que-e-obesidade/
Deixe uma resposta →