Câncer Colorretal
Se você já fez 50 anos, está na hora de fazer o seu exame de COLONOSCOPIA!26
O CÂNCER COLORRETAL acomete cerca de um milhão de pessoas a cada ano no mundo. Corresponde ao quarto tumor mais incidente nos homens e ao terceiro nas mulheres.
A doença abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável quando detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.
Os sintomas podem variar conforme a localização do tumor no intestino e, inicialmente, podem ser imperceptíveis. Os mais frequentes são as cólicas, excesso de gases e mudança do hábito intestinal, como diarreia ou constipação.
‼️Pessoas à partir de 50 anos ou com histórico familiar de câncer colorretal são as que correm maior riso de desenvolver a doença.
A obesidade, o sedentarismo, doenças inflamatórias do intestino, consumo de álcool, tabagismo e adoção de dieta rica em carnes vermelhas, com baixo teor de cálcio, pobres em frutas frescas e vegetais, também favorecem a ocorrência da doença.
Assim como para outros tipos de doenças, o estilo de vida é fator que contribui para a prevenção ou para o desenvolvimento das patologias!
Para o diagnóstico precoce, está indicada a realização dos exames de rastreamento a partir dos 50 anos de idade, em pacientes que não são considerados como de alto risco. Para estes pacientes o rastreamento consiste em realização do exame de sangue oculto nas fezes anualmente, associado a um método de visualização da porção interna do intestino por meio de COLONOSCOPIA a cada 10 anos, se o exame for normal.
A CLINTE conta com uma equipe multidisciplinar envolvendo Gastroenterologistas, Coloproctologista, Cirurgião do Aparelho Digestivo e Nutricionista. Além de toda infra estrutura para exames de diagnóstico de ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA e COLONOSCOPIA.