Dispepsia
Você sabe o que é DISPEPSIA? e qual a CAUSA?
Dispepsia, geralmente diagnosticada como MÁ DIGESTÃO ou GASTRITE, é um conjunto de sintomas que se manifesta na topografia do estômago.
Engloba dois subgrupos distintos: por um lado a sensação de dor ou queimação na região epigástrica e, por outro, a ocorrência da dificuldade de digestão, seja traduzida por saciedade precoce ou plenitude pós-prandial.
Por saciedade precoce entende se a sensação de enchimento rápido do estômago após o início da refeição, desproporcional à quantidade de alimentos ingeridos e impedindo a continuação da refeição.
A plenitude pós-prandial corresponde à sensação desagradável de persistência prolongada dos alimentos no estômago.
Náuseas, eructação e distensão do abdome superior estão frequentemente associados. Pacientes com doença do REFLUXO GASTROESOFÁGICO e Síndrome do Intestino Irritável apresentam frequentemente dispepsia associada.
O aparecimento da dispepsia pode resultar de diferentes doenças digestivas, em particular de doenças que afetam o estômago e duodeno (primeira porção do intestino).
Uma das situações mais representativas é a úlcera péptica gástrica ou duodenal. Esta doença pode resultar do uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Porém a maioria dos casos são causados pela infecção do estômago por uma bactéria Helicobacter pylori.
Em alguns doentes, os sintomas podem ter origem em outros órgãos, surgindo por exemplo, em consequência da doença pancreática ou de cálculos biliares (pedra na vesícula).
É relativamente raro, especialmente em pessoas com idade inferior a 35 anos, que a dispepsia esteja relacionada com doenças malignas, como o câncer gástrico.
A maioria dos casos de dispepsia é decorrente de um distúrbio, o qual pode surgir mesmo sem doenças subjacentes. esta enfermidade é chamada de DISPEPSIA FUNCIONAL. Porém, somente seu médico é capaz de diferenciar a dispepsia funcional (condição sempre benigna) de uma doença orgânica (úlceras, tumores, cálculos biliares, etc).
A CLINTE conta com uma equipe multidisciplinar envolvendo Gastroenterologistas, Coloproctologista, Cirurgião do Aparelho Digestivo e Nutricionista. Além de toda infra estrutura para exames de diagnóstico de ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA e COLONOSCOPIA.
Deixe uma resposta →