Açúcar ou Adoçante?
Se você é daquelas pessoas que não consegue viver sem um doce, que necessita sentir o gosto do café doce, que nem se imagina tomando um suco sem adoçar, o uso de um BOM adoçante é uma alternativa. O único adoçante que indico é o base de STEVIA.
Mas, se você está pensando em investir na sua saúde e ganhar em qualidade de vida, temos uma indicação melhor ainda!
Por muito tempo os adoçantes foram os “mocinhos” da história; pois, sem calorias não seria possível ganhar peso. As dietas diet e light ganharam força e a maioria das pessoas introduziram este produto em sua dieta habitual.
O tempo foi passando e as pesquisas mostraram que os adoçantes também foram associados a diversas doenças, inclusive a OBESIDADE.
Os adoçantes têm o poder de ALTERAR a microbiota intestinal (bactérias que “moram” no nosso intestino), causando DISBIOSE (problema no metabolismo intestinal que gera constipação, fezes pastosas, bolinhas duras, diarreia, enfim, alteram o funcionamento normal do intestino). Com essa alteração o intestino INFLAMA. Existem evidências fortes e consistentes de que hormônios produzidos no intestino, como as incretinas possuem atividade insulinotrópica, ou seja, estimulam a liberação de insulina (hormônio que leva o açúcar do sangue para as células). Se as incretinas não são liberadas ocorre alteração na produção de energia e nos níveis de glicose no sangue, então o açúcar no sangue aumenta. Se o açúcar aumenta, há maior liberação de INSULINA.
Poderíamos aprofundar muito ainda esse tema, mas a ideia é que entenda que a ação bioquímica dos adoçantes é basicamente a MESMA que a do açúcar, favorecendo o ganho de peso e diversas doenças.
Mas então, o que fazer⁉️
O ideal é que você EDUQUE SUAS PAPILAS GUSTATIVAS PARA VIVER SEM O GOSTO DOCE!
Acredite, existe vida sem açúcar!!
Comece reduzindo em 50% a quantidade de açúcar ou adoçante. Faça isso por 4 dias. Depois corte de vez. Fique 30 dias sem consumir nada de doce. Nada de açúcar, nada de adoçante. No início pode dar tremedeira, tipo abstinência de droga, mas passado alguns dias, essa reação vai reduzindo até você não sentir falta.
Essa é uma dica da nossa Nutricionista Daniela Sabel (CRN10 0731), especialista em Fisiologia do Exercício, Nutrição Esportiva e Nutrição Funcional.
Você pode agendar sua consulta por:
Telefone: (47) 3348-1690 / (47) 3348-4794.
Whatsapp: (47) 9 9635-4343.
CLINTE | Clínica de Tratamento Especializado
Endereço: Rua Aderbal Ramos da Silva, 123 – Centro – Itajaí/SC