Colesterol também oxida?
Quem já sentiu alivio ao realizar um exame de sangue e descobrir que seu COLESTEROL está normal?
Por muito tempo, acreditou-se que bastava os níveis de colesterol estarem dentro das faixas de normalidade para estar TUDO BEM, mas a grande verdade é que; além de manter os níveis de colesterol dentro da faixa de normalidade, é preciso consumir alimentos antioxidantes para evitar que este colesterol oxide.
Complicado? Vamos te explicar.
O colesterol é um composto IMPORTANTE para nosso organismo. Ele participa da formação de hormônios esteroides, incluindo os hormônios sexuais, ou seja, sem colesterol não tem “baby’s”. Além disso, faz parte da membrana celular e é composto da bile.
Acontece que ele pode ser “danificado” quando se tem uma alimentação de má qualidade. Além de equilibrar os níveis de colesterol, é preciso também aumentar o consumo de frutas, verduras e reduzir a quantidade de açúcar; para que o seu colesterol não oxide, ou seja, não forme radicais livres, mesmo que em quantidades normais.
A atividade física também tem grande influência na manutenção dos níveis e na qualidade do colesterol.
Essa é uma dica da nossa Nutricionista Daniela Sabel (CRN10 0731), especialista em Fisiologia do Exercício, Nutrição Esportiva e Nutrição Funcional.