Lombalgia ou Dor na Lombar
A LOMBALGIA é a dor que ocorre na coluna, na região lombar inferior. É um problema extremamente comum, que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção, sendo a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum.
Existem muitas causas diferentes para esta dor, porém a maioria das dores lombares é causada pelo “mau uso” ou “uso excessivo” das estruturas da coluna (resultando em entorses e distensões), esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho e osteoartrose, que é o desgaste ao longo do tempo da estrutura da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais e articulações. Outras causas incluem doenças inflamatórias como a espondilite anquilosante, infecções, tumores, etc. e ainda há inúmeras doenças sistêmicas não reumatológicas que podem manifestar-se com dor lombar.
A princípio, o disgnóstico é clínico, baseado na história detalhada da dor, fatores associados e um exame físico meticuloso. Exames de imagem podem ser solicitados conforme a necessidade avaliada.
O objetivo inicial do tratamento é o alívio da dor.
Na lombalgia crônica nenhuma terapia isolada é eficiente. A reabilitação com exercícios de alongamento e fortalecimento muscular além da reeducação postural são fundamentais para reduzir os sintomas e prevenir o retorno das dores. Outras intervenções incluem TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), acupuntura, fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental e infiltração.
A necessidade da mudança de hábitos de vida, seja em relação à atividade física, vícios posturais ou atitude passiva em relação à dor deve ser orientada. O tratamento da lombalgia será mais eficiente se for voltado ao paciente de forma global e não apenas à sua lesão ou ao seu exame.
Toda a DOR merece atenção, não se acostume a conviver com ela, busque orientação e tratamento médico!
Fonte: (https://www.reumatologia.org.br/doencas/principais-doencas/lombalgia/)
A CLINTE conta com uma Equipe Multidisciplinar, altamente qualificada composta por Reumatologista, Médico Fisiatra e Fisioterapeuta Especialista no MÉTODO BUSQUET.