Herpes Zóster
O HERPES ZÓSTER, também conhecida como “Cobreiro”, é uma doença viral decorrente da reativação do vírus “varicela zoster” (causador da catapora), que pode permanecer latente (“escondido” do sistema imunológico) nos gânglios do sistema nervoso.
Ele é reativado quando a nossa imunidade cai, o que acontece, principalmente após os 60 anos, em decorrência do processo natural de envelhecimento do sistema imunológico, ou em pessoas com comprometimento do sistema imune, com doenças crônicas, neoplasias, Aids, e outras, ou submetidas a tratamentos imunossupressores (como quimioterapia, por exemplo). O herpes zóster pode acontecer mais de uma vez ao longo da vida.
Por algum motivo, após a reativação, os vírus da varicela se deslocam pelos nervos periféricos até alcançarem uma região da pele, causando a característica erupção do herpes zóster, na forma de vesículas (bolhas) seguindo o trajeto da raiz do nervo acometido.
As manifestações limitam-se a um lado do corpo, por onde passa o nervo atingido, sendo muito raro o acometimento bilateral. Os nervos atingidos com maior frequência são os intercostais (entre as costelas), provocando manifestações no tronco; mas outros nervos podem ser afetados. Quando acomete os nervos cranianos, podem ocorrer sintomas referentes a eles, como úlceras da córnea, vertigem ou surdez.
Por ser uma doença viral, o herpes zóster, no momento de atividade da doença, é contagioso para aqueles que nunca tiveram catapora na vida. Lembramos que o herpes zóster pode ser prevenido com Vacina!
Quando o paciente desenvolver um quadro de herpes zóster, cabe ao médico investigar adequadamente para descartar alguma doença mais grave relacionada à imunidade. O tratamento deve ser iniciado assim que os sintomas se manifestarem a fim de evitar as complicações tardias do herpes zoster, como uma neuralgia que se caracteriza por dor forte no local acometido mesmo quando as lesões de pele já foram resolvidas.
Consulte o seu dermatologista para receber o diagnóstico e tratamento adequados!
Deixe uma resposta →