Na Clinte
você é único!

O que você tem a dizer nos interessa.

Amamos ver
você sorrindo!

Tratamento odontológico
para toda a família.

Exames e
diagnósticos

Endoscopia digestiva
e colonoscopia

Viscossuplementação

No tratamento da artrose

Endoscopia Digestiva Alta

    A endoscopia digestiva alta permite ao médico examinar a mucosa da parte superior do seu trato gastrintestinal, que inclui esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado). É utilizado um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, que possui lentes e luz próprias, permitindo a visualização da mucosa através da outra extremidade do aparelho ou de um monitor de vídeo.

    Este exame permite ao seu médico avaliar a causa de, entre diversos sintomas, dor abdominal, náusea, vômitos e dificuldades de engolir. Também é um teste excelente para descobrir a causa de sangramentos do trato gastrintestinal alto. É mais preciso que raios-x para detectar inflamações, úlceras e tumores. Seu médico também pode solicitar a endoscopia digestiva alta para obter biópsias (pequenas amostras de tecido) para diversos fins, como diagnosticar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria que causa gastrites e úlceras. A endoscopia também pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como dilatação de áreas estreitadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e retirada de tumores benignos e malignos.

    O exame é realizado com sedação cuidadosa e totalmente seguro. Após o procedimento será necessário um período de recuperação, para isto dispomos de um ambiente especialmente preparado onde você pode ficar em repouso até que tenha condições de ser dispensado. Recomenda-se que você esteja acompanhado e que não dirija veículos após o exame.

Colonoscopia

    A colonoscopia é um exame através do qual o revestimento interno do intestino grosso é visualizado diretamente e em tempo real. Este procedimento permite o exame, a coleta de material para estudo histológico, bem como a remoção de lesões pré-malignas sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
    É um exame indicado na prevenção do câncer do intestino grosso (colorretal), cuja incidência é crescente em ambos os sexos, a partir dos 50 anos de idade. Também é adequado para a investigação de sinais e sintomas que podem sugerir doença neste segmento.

    A eficiência da colonoscopia na prevenção do câncer pode ser bem compreendida porque os tumores malignos do intestino grosso são causados, em sua grande maioria, pela progressão de lesões benignas e diminutas (os pólipos) que ao longo de 5 a 7 anos sofrem modificações que resultam em crescimento e transformação maligna. Se a remoção destes pólipos (polipectomia) for realizada antes que ocorram estas modificações, então o procedimento é capaz de prevenir a ocorrência do câncer do intestino grosso.

    Quais os preparativos e como é realizada a colonoscopia?

    A preparação inclui dieta sem fibras e o emprego de medicação laxativa para acelerar o esvaziamento intestinal.

    Uma vez concluída a preparação, será aplicada a sedação e o exame é iniciado. O colonoscópio (equipamento flexível, capaz de captar e transmitir as imagens do interior do intestino) é inserido per anus (ou por um estoma já existente) e o médico o faz progredir cuidadosamente, percorrendo todo o intestino grosso. É possível também examinar uma porção do intestino delgado. Nesse trajeto, quaisquer alterações identificadas ou lesões suspeitas são removidas pelo médico examinador com auxílio de instrumentos adequados e, em seguida, encaminhadas a estudo histopatológico.

Profissionais da área:

    Especialidades


    • Reumatologia

      A Reumatologia é a especialidade médica que estuda e cuida de todas as doenças que costumam causar dor nas articulações. Portanto, doenças frequentes e incapacitantes como ARTROSE, FIBROMIALGIA, BURSITES, TENDINITES, LOMBALGIA E OSTEOPOROSE são estudadas e atendidas pelo Reumatologista.
    • Gastroenterologia

      A Gastroenterologia é uma especialidade da medicina que trata da estrutura, função e doenças do aparelho digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso ou cólon) e pelos órgãos anexos fígado, vesícula biliar e pâncreas. Em conjunto este sistema é responsável pela digestão e absorção dos alimentos que ingerimos, possibilitando que os nutrientes sejam transportados
    • Coloproctologia

      A coloproctologia é a especialidade médica cirúrgica que cuida das doenças do intestino, do reto e do ânus.
    • Dermatologia

      A Dermatologia é uma especialização médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.
    • Fisioterapia

      O Método Busquet - Cadeias fisiológicas - É um método global, francês, que visa reduzir as dores, liberar zonas e pontos de tensão, melhorar a postura, melhorar a mobilidade tecidual e promover liberdade de movimentos para o corpo.
    • Cirurgia Geral

      Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma.
    • Cirurgias do Aparelho Digestivo

      A cirurgia do aparelho digestivo é um ramo da Medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.
    • Odontologia

      Áreas de atuação: Implantodontia, Periodontia, Odontologia Estética, Odontologia Pediátrica, Ortodontia em crianças e adultos, Tratamento da Dor Orofacial e Reabilitação oral.


    Marque sua consulta


    • por telefone: (47) 3348-1690

    • por e-mail: contato@clinte.com.br

    • por whatsapp: (47) 99635-4343



    Localização



    Rua: Rua Aderbal Ramos da Silva, 123 Centro | Itajaí - SC


    Trabalhe conosco