Colelitíase (Pedra na Vesícula)
A VESÍCULA BILIAR está localizada na parte superior direita do abdome, logo abaixo do fígado. Tem a função de armazenar a bile produzida no fígado e liberá-la para o intestino em quantidade adequada para auxiliar a digestão de gorduras no intestino.
A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela imensa maioria da formação de cálculos (pedras na vesícula / colelitíase).
Grande parte dos cálculos biliares são assintomáticos e diagnosticados acidentalmente durante um exame de rotina. Muitas pessoas passam a vida sem saber que tinham pedras na vesícula. Uma parte, porém, apresenta principalmente intolerância a alimentos gordurosos, como frituras, gema de ovo, carne gorda, etc. Isso acontece porque, ao chegar ao duodeno, a gordura estimula a contração da vesícula, o que provoca mal-estar, dor localizada no lado direito do abdômen, dor de cabeça, distensão abdominal. Outras ainda podem sentir enjoo e algumas pessoas chegam a vomitar.
A colecistite aguda pode ocorrer quando uma pedrinha bloqueia a saída da vesícula, que se distende, e a bile é reabsorvida pela parede vesicular. Essa mesma parede começa a secretar um tipo de muco que faz o órgão aumentar de tamanho. A distensão abrupta da vesícula provoca dor intensa e sensação de pressão do lado direito do abdômen e está frequentemente associada a um quadro infeccioso chamado de hidropsia da vesícula.
– O risco de desenvolver cálculos biliares é maior em mulheres acima de 40 anos que já tiveram mais de uma gravidez.
– Indivíduos obesos.
– Pessoas que se submetem a longos períodos de jejum, em dietas restritivas para emagrecer.
– Pacientes com doenças metabólicas (diabetes, cirrose hepática), intestinais (doença de Crohn, retocolite ulcerativa, intestino curto) e doenças hematológicas (anemia falciforme, esferocitose).
O tratamento para cálculos biliares é a cirurgia da vesícula biliar (colecistectomia).
Apenas seu médico pode avaliar a necessidade de cirurgia.
Ela é realizada através de via laparoscópica (pequenas incisões na pele), sendo considerada uma das cirurgias mais seguras do mundo.
Font: (http://www.fbg.org.br/Publicacoes/noticia/detalhe/4#)
A CLINTE conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo Gastroenterologista, Coloproctologista e Cirurgião do Aparelho Digestivo, além de toda estrutura para exames de diagnóstico de Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia.
Você pode agendar sua consulta por:
Telefone: (47) 3348-1690 / (47) 3348-4794.
Whatsapp: (47) 9 9635-4343.
Endereço: Rua Aderbal Ramos da Silva, 123 – Centro – Itajaí, SC. — com Munique Kurtz de Mello, Elton Satoru Oshiro Bansho e Emilia Tiemi Oshiro Bansho.