Atividade física favorece o tratamento da Artrite Reumatoide
A pessoa que tem Artrite Reumatoide pode e deve praticar atividade física, sobretudo para manter o condicionamento cardiovascular e o fortalecimento da musculatura como um todo, pois os músculos dão sustentação às articulações.
A artrite é uma das maiores causas de limitação da atividade física e, esta inatividade pode piorar a doença, criando um círculo vicioso, que vai complicando cada vez mais o quadro, dificultando a melhora. Muitas das pessoas que têm artrite estão “fora de forma”, são mais “fracas”, com menos flexibilidade, sentindo mais dor que o necessário, devido principalmente às “complicações” geradas pela inatividade. Dor, rigidez, fadiga e o medo de piorar a dor, podem fazer com que o paciente reaja contra o exercício. No entanto, para o paciente reumático, um programa de exercício apropriado é extremamente importante e saudável.
As atividades não devem ser exaustivas e nem causar impacto, e, nos períodos de atividade da doença, o repouso deve ser indicado. Um programa específico de exercícios pode ser orientado após avaliação cuidadosa de cada caso.
“O médico Fisiatra, com o apoio do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, ajudam o paciente a manter e melhorar suas funções básicas do dia-à-dia como: vestir, comer, tomar banho, escovar dentes e realizar sua higiene íntima. Assim como auxiliar na melhora do desempenho de atividades físicas, lazer, trabalho e funções domésticas.” (Dr. Leonardo Pereira Mannes – Médico Fisiatra)
Fonte: (https://www.reumatologia.org.br/pacientes/orientacoes-ao-paciente/exercicios-e-reumatismo/)