Qual a relação entre DIABETES e SAÚDE BUCAL?
Pesquisas sugerem que pessoas com DIABETES têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como GENGIVITE e PERIODONTITE. Os altos níveis de glicose no sangue favorecem o crescimento das bactérias na boca, criando um ambiente propício ao surgimento de doenças gengivais.
A forma mais grave de doença gengival é a periodontite. Quando o paciente atinge esse estágio, o tecido gengival começa a se afastar dos dentes fazendo surgir espaços entre os dentes e a gengiva. Esses espaços são preenchidos por germes e pus. Quando esta infecção progride, pode destruir o osso ao redor do dente, fazendo com que o dente fique frouxo, até o ponto de cair.
Pessoas com diabetes são mais sensíveis a desenvolver doenças gengivais mas, também, as pessoas que apresentam doença gengival grave podem ter um impacto negativo sobre o controle glicêmico, contribuindo para a progressão do diabetes.
Seguir as orientações do Endocrinologista para o controle adequado dos níveis glicêmicos é essencial para prevenir complicações bucais.
Além do diabetes, cada vez mais os estudos relacionam e comprovam que doenças dos dentes e gengivas estão intimamente ligadas à inúmeras doenças do corpo. Pois, quando uma bactéria que está causando inflamação na sua gengiva entra pela sua corrente sanguínea e se instala em outro órgão, como por exemplo, o coração; pode causar a endocardite bacteriana.
A relação de doenças graves associadas a saúde bucal é vasta, podendo afetar órgãos como o coração, pulmão, cérebro, as articulações e até a ocorrência de partos prematuros.
Lembre-se que a boca é a porta de entrada do nosso organismo. Atuar na prevenção de doenças da gengiva é fundamental para evitar muitos outros males decorrentes.
Conserve seu sorriso, dentes e gengivas sempre saudáveis fazendo a correta higienização e mantenha regularidade nas consultas ao DENTISTA.
Investir em prevenção é Mais Qualidade de Vida!
Fonte: http://www.diabetes.org.br/publico/colunistas/20-dr-augusto-pimazoni-netto/1287-diabetes-e-saude-bucal
Deixe uma resposta →