Gota
GOTA é uma doença que ocorre quando há um aumento nos níveis de ÁCIDO ÚRICO no sangue. Quando isso ocorre, o ácido úrico pode sofrer um processo de formação de cristais em alguns tecidos do corpo. O que provoca uma forte irritação no local em que estão formados, causando dor e inchaço. Os locais mais atingidos são as articulações dos pés, principalmente o “dedão”, tornozelos, joelhos, cotovelos e mãos. O ácido úrico pode depositar-se também, no tecido subcutâneo (formando nodulações) e nos rins, dando origem aos cálculos renais. Porém nem sempre o aumento do ácido úrico acarreta gota.
O tratamento principal da gota é o preventivo, baseado no uso de medicamentos que reduzem o nível do ácido úrico. Promover mudanças no estilo de vida é fundamental para o controle da doença, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, fazer atividade física regularmente tornam mais efetivo o tratamento da doença.
Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos, porque você pode desencadear uma crise.
Sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade a aumentar. O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas.
O tratamento deve ser individualizado e o acompanhamento médico regular com reumatologista é necessário para o controle adequado da doença.
Fonte:
(https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/reumatologia/Paginas/gota.aspx)
(https://www.reumatologia.org.br/doencas/principais-doencas/gota/)