Pólipos Intestinais – Quando é preciso remover?
O pólipo intestinal é uma lesão (semelhante a uma verruga) causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso (cólon e reto). É uma das condições mais comuns que afeta o intestino, ocorrendo em 15 a 20% da população, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Existem diversos tipos de pólipos intestinais, que na maioria dos casos são benignos e não causam dor, desconforto ou qualquer outro sintoma, sendo descobertos somente através de exames preventivos como a COLONOSCOPIA.
Em alguns casos podem evoluir para câncer de intestino, e por este motivo é tão importante a remoção dos pólipos.
Todos os pólipos encontrados no exame endoscópico devem ser totalmente removidos e enviados para análise do médico patologista. A imensa maioria dos pólipos é removida através da colonoscopia, exame que permite a utilização de instrumentos delicados e especiais. Contudo, a localização e as características de alguns pólipos podem exigir sua remoção através de cirurgia.
Uma vez que o pólipo é removido totalmente, o reaparecimento não é comum, mas pode acontecer. Também podem surgir novos pólipos em locais diferentes, o que ocorre em cerca de 30% dos indivíduos. Por esse motivo, exames e consultas periódicas devem ser mantidas com o médico especialista. (Fonte: https://portaldacoloproctologia.com.br/doencas/polipos-intestinais-2/)
A Dra. Paula Mancopes é Coloproctolista da Clinte, você pode agendar sua consulta por:
por telefone: (47) 3348-1690
por e-mail: contato@clinte.com.br
por whatsapp: (47) 99635-4343